Cuidados Básicos

A Chinchila é um animal de cuidados simples, de natureza tímida porém muito curiosa e inteligente, corresponde sempre ao carinho, paciência e dedicação do seu dono.

A Chinchila deve ser solta diariamente, ao menos 30 minutos, para brincar, sempre com a supervisão do dono, evitando fios elétricos, ralos, baldes com água, sanitários abertos e cantos de difícil acesso.

É um animal muito resistente, livre de vacinas e vermífugos! As principais características de uma Chinchila saudável são: ativa, com movimentos rápidos, olhos vivos e brilhantes, orelhas em pé, pêlo sem falhas, cocô firme e marrom. Então não tenha receios, se ela estiver com o pêlo bonito, comendo e fazendo cocô normalmente, ela está bem! Tenha em mãos o contato de um veterinário capacitado para o atendimento de chinchilas. É indispensável uma gaiola/viveiro com bastante espaço, com acessórios, casinha/toquinha e brinquedos!

ALIMENTAÇÃO:

Ração balanceada, alfafa e feno são a base da dieta. A Chinchila consome apenas 30/35g de ração ao dia (uma colher de sopa bem cheia equivale a 15g. então ofereça 2 ao dia) ofereça porções de alfafa e feno alternadamente, mimos são oferecidos esporadicamente em pequenas quantidades, para suplementar os sabores e conquistar sua simpatia. Folhas verdes escuras são apreciadas de forma esporádica.

A água fresca deve estar sempre a disposição, podendo ser filtrada ou de torneira (a água de torneira deve ser reservada com algumas horas de antecedência em recipiente aberto para evaporação do cloro).

HIGIENE:

A Chinchila toma banho seco (sempre supervisionado) no pó de marmore ou granulados específicos para banho. A frequência pode ser diária ou no mínimo 3x por semana, por aproximadamente 5 minutos. A gaiola/viveiro deve ser mantida limpa e seca, geralmente troca-se a forração da bandeja semanalmente ou antes, dependendo da umidade relativa da região, e do absorvente utilizado, granulado ou cepilho.

A Chinchila não deve ser exposta ao calor, sol, corrente de ar e lugares molhados e úmidos.

ADAPTAÇÃO:

As Chinchilas são independentes, mas adoram carinho e mimos. Sua expectativa de vida é de aproximadamente 15 anos. Desde as mais jovens até as mais velhas, todas podem ser domesticadas, mudando apenas o tempo de dedicação e paciência do dono, no processo de adaptação.

Se a chinchila for filhote o processo é mais rápido e algumas etapas podem ser puladas...

É preciso deixar o animal se ambientar, acostumar com cheiros e sons, e com paciência e mimos acostumar ao toque. Pode pegar no colo sempre oferecendo uma base para se sentir segura, primeiramente em períodos curtos, aumentando na sequencia, lembrando sempre do mimo depois do carinho, depois do colo e depois do passeio.

DICAS DE GRUPOS NA INTERNET:

Siga exclusivamente as recomendações da CHILAPET. Somos Especialistas em Chinchilas, nosso conhecimento tem base em muita pesquisa e estudo dos nossos mais de 300 animais, e mais de 1.500 filhotes ao longo de 12 anos de criação, consideramos tambem os mais 5.000 clientes que atendemos e acessoramos. Contamos com uma equipe extremamente preparada (com profissionais com mais de 30 anos de expertise em chinchilas). Temos todas as Licenças e Regulamentações possíveis, fornecendo Nota Fiscal de Criador (produtor).

Existem bons Grupos que oferecem dicas preciosas e informações muitos interessantes, mais é preciso ficar atento e filtrar tudo o que é bom, pois outros grupos disseminam mentiras, recomendam criações clandestinas e “aterrorizam” novos Donos com informações amadoras e contraditórias. Esses “especialistas” não tem CNPJ nem CRMV, e os problemas sobram para os verdadeiros profissionais.

Nossas chinchilas são resistentes e muito inteligentes! Na dúvida entre em contato conosco!